Série de ataques com carros-bomba em Bagdá provoca pelo menos 11 mortes
Bagdá, 19 jul (EFE).- A explosão de pelo menos quatro carros-bomba em diferentes regiões de Bagdá, no Iraque, deixaram pelo menos 11 mortos e 45 pessoas feridas neste sábado, segundo informações da polícia repassadas à Agência Efe.
Todos os atentados aconteceram em regiões de maioria xiita. Os mais graves foram em Abu Deshir, no sul da cidade, um terceiro em Al Baia, no sudoeste da capital. Nesta segunda localidade, a princípio, o evento foi mais grave, com oito mortos e 25 feridos.
Em Al Baia houve a explosão de um veículo que estava estacionado em frente a uma mesquita xiita.
Segundo a polícia também houve explosão de carro-bomba em Al Jihad, no sudoeste de Bagdá, em que sete civis ficaram feridos, um deles em estado grave. O último caso ocorreu em Al Kazimiya, no norte da capital iraquiana.
As quatro explosões causaram grandes danos materiais em edifícios próximos, lojas e em uma série de carros que estavam estacionados nas ruas próximas.
Os ataques terroristas e a violência contra xiitas e soldados das forças da ordem aumentaram no Iraque. Estes atentados coincidem com uma ofensiva de grupos insurgentes sunitas, entre eles o radical Estado Islâmico (EI), contra o Exército e outras forças leais ao governo de Nouri al-Maliki.
Desde 10 de junho, quando tomaram a segunda maior cidade iraquiana, Mossul, os insurgentes passaram a controlar distintas partes do país e o EI declarou um “califado islâmico” nos territórios sob seu poder na Síria e Iraque, enquanto avança conquistando mais territórios em ambos os países. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.