Série de explosões em Bagdá deixa pelo menos 33 mortos,

  • Por Agencia EFE
  • 05/02/2014 18h02

(Atualiza com novos ataques e vítimas).

Bagdá, 5 fev (EFE).- Pelo menos 33 pessoas morreram e 76 ficaram feridas nesta quarta-feira em uma série de explosões ocorrida em Bagdá, a maioria nas proximidades da fortificada Zona Verde, e outras 13 no interior do país, informaram fontes de segurança.

A Zona Verde abriga as sedes do governo e do parlamento iraquiano, assim como embaixadas de países ocidentais.

Alguns dos atentados foram feitos por suicidas; um deles com um carro-bomba, nos arredores da Zona Verde.

O porta-voz de operações de segurança de Bagdá, Saad Maan, disse em comunicado que o número de vítimas dos “covardes atentados terroristas” subiu para 20 mortos e 28 feridos.

Na nota, Maan citou apenas dois ataques suicidas, um deles registrado em um posto de controle, situado na zona de Karrada Mariam, e outro na entrada do Ministério das Relações Exteriores.

Entre as vítimas fatais do primeiro atentado, no qual o suicida detonou um cinto de explosivos que levava preso ao corpo, estão pelo menos dois soldados e um policial.

Além disso, um civil morreu e quatro ficaram feridos após a explosão de um carro-bomba perto da prefeitura de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes policiais.

As fontes disseram que o atentado de Karrada Mariam aconteceu perto de um restaurante e que as explosões provocaram grandes destroços materiais em edifícios e veículos estacionados nos arredores.

Outras 10 pessoas morreram e 24 sofreram ferimentos pela explosão de dois carros-bomba de forma consecutiva na zona de Yisr Diyala, no sudoeste da capital, enquanto outro ataque similar deixou oito feridos no bairro de Al Zafarana.

Dois homens morreram e outros dez ficaram feridos na explosão de um carro-bomba na zona de Al Seha, no sul de Bagdá, e outras seis pessoas ficaram feridas pelo impacto de um projétil na rua Haifa, no centro.

E pelo menos 13 pessoas, a maioria membros das forças da ordem, morreram e 47 ficaram feridas em outros atos de violência registrados em outras regiões do Iraque.

Outros cinco soldados morreram e outros sete se feriram na explosão de um carro-bomba em um posto de controle na zona de Al Naima, no sul da cidade de Faluja, a 50 quilômetros ao oeste de Bagdá.

Outros três soldados morreram e 11 ficaram feridos em um ataque semelhante em Al Saqlauiya, ao norte de Faluja, enquanto em Mossul um policial morreu em um atentado suicida.

Em Tikrit, capital da província de Salah ad-Din (ao norte de Bagdá), dois policiais e um homem armado morreram em um ataque contra um posto de controle.

Além disso, a explosão de uma bomba durante a passagem de uma patrulha militar na zona de Al Sharqat, 280 quilômetros ao norte de Bagdá, causou a morte de um oficial do exército e ferimentos em outras cinco pessoas, entre elas dois soldados.

Em comunicado, o Ministério do Interior afirmou que o Exército abateu 35 supostos integrantes do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na província de Al-Anbar, no oeste do país.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.