Sérvia impede entrada de mercadorias croatas devido à crise dos refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 04h40
  • BlueSky

Belgrado, 24 set (EFE).- A Sérvia fechou na madrugada desta quinta-feira sua fronteira para a entrada de mercadorias croatas em resposta ao bloqueio imposto pela Croácia ao trânsito de caminhões de carga vindos do território sérvio, em mais um episódio de disputa diplomática na Europa devido à crise dos refugiados do Oriente Médio.

Essa medida passou a valer a partir da meia-noite desta quarta-feira em território sérvio (19h de Brasília) e inclui o transporte rodoviário, ferroviário e fluvial.

“A partir deste momento, a polícia sérvia não permitirá a entrada na Sérvia, por nenhuma passagem fronteiriça, de nenhum veículo transportando mercadorias croatas, sejam os veículos da Croácia ou de um terceiro país”, declarou o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

Na passagem de Batrovci/Bajakovo, onde já existe uma fila com vários quilômetros de caminhões do lado sérvio, bloqueados desde domingo pelo fechamento croata, Stefanovic disse que a Sérvia foi obrigada a tomar medidas contra “a agressão econômica” da Croácia.

O ministro afirmou que seu país está disposto a revogar a medida se a Croácia retirar o bloqueio ao trânsito de caminhões sérvios.

“Não quero acreditar que a União Europeia (UE) permitirá que algo assim ocorra em suas fronteiras”, declarou Stefanovic. Além disso, o ministro advertiu que a Sérvia poderá tomar novas medidas se o problema não for solucionado em breve.

A Croácia está impedindo a entrada de caminhões sérvios como resposta ao envio de forma organizada por parte da Sérvia dos refugiados que entram em seu território, mas o governo sérvio nega sua participação no transporte dos migrantes.

A Croácia se transformou em país de passagem para os refugiados do Oriente Médio que querem chegar à Alemanha desde que a Hungria fechou sua fronteira sul com a Sérvia na semana passada. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.