Sérvia nega envio de refugiados para a Croácia

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 15h40

Belgrado, 22 set (EFE).- A Sérvia negou nesta terça-feira as acusações croatas de que estaria enviando ao país vizinho os refugiados vindos de países do Oriente Médio, e pediu a Zagreb que volte a permitir a passagem de caminhões sérvios, que estão bloqueados desde domingo.

O ministro sérvio do Interior, Nebojsa Stefanovic, declarou em comunicado que a “Sérvia não se intromete de maneira alguma no movimento dos refugiados, nem limita sua liberdade de movimento”.

“Todos sabem que não se pode influenciar de maneira alguma nas rotas pelas quais os imigrantes passam porque as pessoas que fogem das guerras em seus países desejam de todas as maneiras chegar à Europa Ocidental”, disse Stefanovic.

O ministro afirmou que o bloqueio do trânsito de caminhões acarreta grande prejuízo à economia de toda a região balcânica.

Horas antes, o colega croata, Ranko Ostojic, disse que o fechamento da passagem é uma resposta para que a Sérvia transporte de forma organizada todos os refugiados da fronteira macedônia até a Croácia.

Cerca de 35 mil refugiados entraram na Croácia nos últimos sete dias para continuar viagem rumo à Alemanha e outros países europeus. Os imigrantes entram em território croata pela Sérvia, outro país da rota dos Bálcãs, que começa na Grécia e segue pela Macedônia.

O atual fluxo migratório foi desviado para a Croácia depois que a Hungria fechou a fronteira meridional com a Sérvia na semana passada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.