Serviço Secreto do Afeganistão prende filho do fundador da Rede Haqqani

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 07h55

Nova Délhi, 16 out (EFE).- O Serviço Secreto do Afeganistão (NDS) prendeu Anas Haqqani, líder e filho do fundador da facção talibã afegã conhecida como Rede Haqqani, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

“Anas Haqqani foi detido na terça-feira na província de Paktia”, disse um membro do NDS, que preferiu manter o anonimato.

Anas, filho de Jalaluddin Haqqani, fundador da facção criada durante a invasão soviética ao Afeganistão, é considerado pelos analistas como o segundo chefe da organização e responsável pela arredacação de recursos nos países árabes, enquanto seu irmão, Sirajuddin Haqqani, é o principal executivo da Rede.

O NDS prendeu também Hafiz Rashid, que lidera o grupo no leste do país.

Em 2012, os Estados Unidos incluíram em sua lista negra de organizações terroristas a Rede Haqqani, responsáveis por alguns dos ataques mais violentos contra as tropas aliadas no Afeganistão.

A facção Haqqani, ligada aos talibãs afegãos, mas com certa autonomia, controla amplas regiões do sudeste do país através de uma estratégia de vassalagem tribal e ideológica, particularmente nas províncias de Paktia, Paktika e Khost.

A Rede Haqqani publicou em uma conta no Twitter uma foto do sargento Bowe Bergdahl, na qual o americano aparece sorridente com um dos comandantes do grupo, imagem que levantou grande polêmica nos EUA.

Nos últimos anos, a família Haqqani sofreu várias baixas. Nasiruddin Haqqani, também líder e filho do fundador do grupo, morreu baleado nos arredores de Islamabad, em 2013.

Um terceiro irmão do clã, Badrudin, morreu em agosto de 2012 após o bombardeio de um avião espião dos EUA nas zonas tribais paquistanesas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.