Sete em cada 10 agressões contra deficientes são cometidas pela família

  • Por Jovem Pan
  • 08/12/2015 15h55
  • BlueSky
Arquivo/Agência Brasil Violência infantil

Sete em cada dez agressões contra pessoas com deficiência no Estado de São Paulo são cometidas pela própria família. Entre outubro de 2014 e o mesmo mês deste ano, ocorreram quase 17 mil casos de violência contra deficientes, de acordo com o governo.

Os principais crimes cometidos contra esse público são os de ameaça, lesão corporal, injúria, estelionato e violência doméstica.

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, disse que antes do enfrentamento é preciso conhecer o problema.

“Não é fácil você denuciar a violência contra o agressor quando ele está no seio familiar. Muitas vezes a pessoa que cuida. Como é que você vai enfrentar isso? A primeira questão é evidenciar, tirar essas pessoas do esquecimento, da negligência e dizer a elas que você está preparado para aceitar essa queixa, que você está entendendo a necessidade dela. Depois você vai começar um enfrentamento que não é uma tarefa simples. Não é uma tarefa de poucos anos”, explicou.

Nesse sentido, a cidade de São Paulo possui desde maio de 2014 uma delegacia especializada no atendimento às pessoas com deficiência. A delegada Celi Paulino Carlota afirmou que há alcance muito maior de investigação e mesmo casos que não são de polícia também são encaminhados.

“O importante é ir à delegacia e a denúncia. Através do Disque 100 nós vamos investigar o que antes, às vezes, comentava com alguém próximo a ele e não tinha coragem de chegar até à delegacia. Agora com a delegacia, através da denúncia, todos os casos são investigados. Muitas vezes não são casos criminais e sim um problema social, que também são encaminhados”, disse.

A maior parte dos casos de violência do tipo ocorrem com pessoas com dificuldades de locomoção e as vítimas têm de mais de 40 anos. Uma pessoa com deficiência intelectual tem até oito vezes mais chance de sofrer uma agressão de caráter sexual.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.