Sete em cada dez franceses não querem que Sarkozy seja candidato à UMP

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 07h24

Paris, 6 set (EFE).- Sete em cada dez franceses não querem que o ex-presidente Nicolas Sarkozy se apresente novamente ao cargo como candidato pela conservadora União por um Movimento Popular (UMP), o principal partido da oposição.

A pesquisa, realizada em 4 e 5 de setembro pelo instituto LH2 para o “Le Nouvel Observateur” destacou neste sábado que entre os simpáticos ao partido, 33% não querem que Sarkozy volte à política.

Estas reservas sobre seu hipotético retorno, mais de dois anos após perder as eleições presidenciais para o socialista François Hollande reflete, segundo o instituto, uma desconfiança para quem até agora aparecia nas pesquisas sistematicamente como a personalidade central de seu partido.

Entre os simpatizantes das direitas em geral, 49% gostariam que voltasse, porcentagem que se reduz para 14% entre os que se dizem próximos ao centrista MoDem e 31% entre os que se identificam com a União de Democratas e Independentes (UDI).

Um de seus conselheiros mais próximos, Franck Louvrier, afirmou ao “Presse-Océan” que Sarkozy ainda está aproveitando “um pouco de tempo” para amadurecer a decisão de voltar ou não à primeira linha da política, e a divulgará antes de 30 de setembro, data limite para a apresentação de candidaturas à UMP. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.