Setor automotivo lidera recalls com falhas eletrônicas e no sistema de freios

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2015 08h43
Governo do Estado do Rio de Janeiro/Divulgação/05.04.2017 GERJ Falta de peças diminuiu produção de carros no Brasil

O setor automotivo tem liderado os recalls no Brasil apresentando falhas eletrônicas e no sistema de freios, o que coloca em risco a segurança dos motoristas. Em maio, de 20 chamamentos, 19 estão relacionados a defeitos em airbags, equipamentos de tração e combustível.

Nos últimos 13 anos, foram registradas 857 campanhas de recall, com 76,4% delas envolvendo veículos. A Chevrolet lidera a lista com 56 chamamentos, a Ford tem 49 e a Mercedes-Benz 44. Sobre as falhas, em primeiro ligar aparecem os freios, com 111 casos, logo após o sistema elétrico-eletrônico, com 109, além de direção e suspensão.

Falando ao repórter Marcelo Mattos, o presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Maurício Janunzi, cobra maior qualidade das montadoras. “O número elevado de recalls é em fases que afetam diretamente a segurança do transporte das pessoas. Está na hora das pessoas repensarem o papel deles dentro do mercado brasileiro e começar a atender o consumidor como ele ser atendido”, analisa.

No momento, chama a atenção o recall da Honda, para o Fit, o Civic e o CR-V por problemas no airbag nos carros fabricados entre 2004 e 2009.

O consultor automotivo, José Edson Parro, alerta que os acidentes podem ocorrer devido às falhas ou à ineficiência do veículo em situação crítica. “Certos itens de segurança merecem cuidado mais especial, principalmente a questão do airbag. São problemas que podem causar acidentes fatais”, alerta.

O comunicado da Honda diz que o airbag pode romper a estrutura do insuflador em uma expansão errada durante uma colisão. Nestas condições, existe a possibilidade de projeção de fragmentos e, em situações extremas, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.