Setor manufatureiro dos EUA desacelera crescimento em janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2014 14h48

Nova York, 3 fev (EFE).- O setor manufatureiro dos Estados Unidos cresceu em janeiro pelo oitavo mês consecutivo, e a economia do país como um todo progrediu pelo 56º mês seguido, embora a tendência de alta tenha diminuído 5,2 pontos percentuais em comparação com dezembro, anunciou nesta segunda-feira o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês).

O índice elaborado pelo ISM para medir a atividade deste setor se situou em janeiro em 51,3 pontos, abaixo de dezembro, quando alcançou os 56,5 pontos, segundo dados revisados por este instituto.

Desta forma, a tendência continua a ser de expansão, embora se aproxime de 50 pontos, barreira que divide o crescimento generalizado do setor de uma redução.

“As condições meteorológicas adversas foram um fator de impacto negativo nos negócios em janeiro, embora algumas empresas mostrassem otimismo por um aumento dos volumes nos primeiros dias de 2014”, afirmou o ISM em comunicado.

Já o índice que mede a evolução dos novos pedidos caiu em janeiro significativos 13,2 pontos, para 54,8, depois dos 64,4 registrados em dezembro, que tinham sido o valor mais alto desde abril de 2010.

Por sua vez, o índice relativo à produção diminuiu 6,9 pontos percentuais, chegando em janeiro a 54,8, contra 61,7 de dezembro.

O índice que registra a evolução do emprego neste setor marcou 52,3 pontos em janeiro, o que representa uma queda de 3,5 pontos na comparação com o mês precedente.

O ISM também detalhou que o índice que mede a evolução dos preços no setor manufatureiro atingiu 60,5 pontos no mês passado (sete a mais que em dezembro), enquanto o de estoques caiu para 44 pontos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.