Setor público fecha 2014 com pior resultado desde o início da série histórica do BC

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2015 11h01
Reprodução gráfico calculadora

O setor público brasileiro fechou 2014 com vermelho de R$ 32,5 milhões, o pior desde o início da série histórica do Banco Central.

Falando a Denise Campos de Toledo, o economista Mansueto Almeida destaca os excessos de Dilma Rousseff pelo tamanho do rombo nas contas públicas.

“2011, primeiro ano do governo Dilma, o setor público teve superávit primário de 3,1% do PIB. A arrecadação do Governo federal naquela época, em 2009, era mais ou menos quase 20 pontos do PIB. Em 2014 ela deixou de crescer”, comentou Almeida.

Outro economista ressalta que a contabilidade criativa de Dilma Rousseff jogou a atividade econômica do País na bacia das almas. Felipe Salto acrescenta que a presidente da República plantou gastos mal planejados para estimular a economia e colheu dívidas para o País.

“O uso exacerbado do aumento de despesas e dos instrumentos de desoneração tributária quando mal planejadas, para tentar estimular a atividade econômica. O resultado colhido é esse que a gente vê agora”, disse Salto.

O rombo nas contas do setor público brasileiro atingiu 0,63% do PIB e deve ser um peso a mais para superávit de 1,2% prometido para 2015.

Economistas ouvidos pela Jovem Pan calcularam que o ministro Joaquim Levy deverá economizar R$ 100 bilhões neste ano para atingir esse objetivo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.