Setor sugere mudanças em política tarifária e planejamento para o transporte

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2014 20h23

São Paulo, 9 set (EFE).- A um mês das eleições, uma das preocupações da população e de especialistas são os projetos que podem ser pensados para melhorar a mobilidade urbana, segundo avaliaram nesta terça-feira os participantes da Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em São Paulo.

A necessidade de um planejamento sustentável e a preocupação com a política tarifária na área dos transportes coletivos foram apontados como os problemas mais impactantes e centrais do evento do setor.

“Mostramos como integrar os dois – ônibus e metrô- fisicamente e tarifariamente”, disse à Agência Efe Emiliano Stanislau Affonso, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), que promove o evento.

Para Affonso, “outra preocupação é pensar como são feitas as viagens diárias, o quanto isso custa e como podem ser criadas soluções para melhorar o uso das vias e do espaço”

O sistema de metroferroviário de São Paulo, que é foco do evento, leva mais de 7 milhões de pessoas por dia, enquanto a malha nacional é de cerca de 9,3 milhões por dia, segundo Affonso.

Esses dados confirmam que o sistema metroferroviário paulista é um dos principais do continente americano, perdendo apenas para Nova York. Porém, o dado revela que esse sistema é o mais denso do mundo por ter uma “malha pequena e carregar tanta gente. Isso foi falta de planejamento”, disse o presidente.

Affonso também comentou que a falta de planejamento específico para o transporte metroferroviário em grandes cidades pode prejudicar a criação de alternativas para a “integração de ônibus, metrô, novos sistemas e carros no dia a dia das pessoas”.

O líder também fez um alerta sobre o fato de algumas ideias da política tarifária, do ponto de vista do Governo Federal, como o não planejamento e readequações de valores, podem não funcionar neste momento no Brasil.

Ao mesmo tempo, Affonso entende que a tarifa zero no transporte, que foi uma das reivindicações das manifestações de junho de 2013 no país, também pode oferecer um risco de desqualificação dos serviços como a queda de qualidade das estações.

O crescimento desordenado e sem planejamento de muitas cidades no mundo causa concentrações de serviços em determinadas regiões, o que reforça mais a necessidade de pensar em “cidades equilibradas” baseadas em soluções que relacionam custos de viagens com diferentes transportes, tempo gasto e áreas de locomoção, segundo o presidente da Associação.

Para Affonso, um dos destaques da Semana é o debate sobre os monotrilhos e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que são sistemas de transportes com menor capacidade, mas que podem oferecer soluções de distribuição de pessoas em várias cidades do Brasil, como já acontece no estado do Ceará.

“Merece destaque a introdução de monotrilhos VLT, uma espécie de bonde modernizado, que pode conviver mais tranquilamente no dia a dia das cidades e, apesar de carregar um menor número de pessoas, integra paradas e é mais rápido por ser um sistema que é pensado para compor e ajudar a mobilidade das pessoas”, explicou.

De acordo com o diretor-executivo do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Francisco Petrini, a Semana “é um dos mais importantes eventos do setor metroferroviário brasileiro, que aborda temas da maior relevância para o segmento”.

A Semana de palestras segue até dia 12 de setembro e conta com a participação de empresários e especialistas dispostos a debater soluções para problemas enfrentados pelas grandes cidades na questão de transporte sobre trilhos ou subterrâneos.

O congresso é o mais importante do Brasil e trata de soluções tecnológicas no metrô para equlibrar cidades e promover o desenvolvimento urbano, segundo as entidades que participam do evento.

“A solução para o transporte público está no metrô. Assim, a Semana de Tecnologia é o grande evento que ajuda a encontrar caminhos e soluções para a mobilidade urbana”, diz Petrini.

Junto com o congresso acontece a Metroferr 2014, exposição que reúne os principais fabricantes da área e as mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor metroferroviário. EFE

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