Seul autoriza 30 mulheres ativistas a atravessar fronteira com o Norte

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2015 08h23

Seul, 15 mai (EFE).- Um grupo de 30 mulheres ativistas de todo o mundo, entre elas a vencedora do prêmio Nobel da Paz irlandesa Mairead Maguire, receberam nesta sexta-feira a autorização da Coreia do Sul para atravessar a fronteira fortificada da Coreia do Norte no domingo 24 de maio.

O governo sul-coreano deu o sinal verde para que o grupo possa ir ao outro lado da conhecida como Zona Desmilitarizada (DMZ), informou à Agencia Efe uma representante do Ministério da Unificação de Seul.

As ativistas, que também incluem Gloria Steinem, jornalista e escritora judia e ícone do feminismo nos Estados Unidos, planejam realizar a marcha através da DMZ para levar uma mensagem de paz neste país dividido, no conhecido como Dia Internacional das Mulheres pela Paz e o Desarmamento.

No entanto, a representante do Ministério da Unificação apontou que o governo sul-coreano estabeleceu a condição de que as ativistas não cruzem a fronteira de Panmunjom, mas sigam por uma rota a oeste da faixa que divide as duas Coreias no paralelo 38.

O grupo internacional de mulheres explicou que sua intenção é expressar o desejo de que sejam reduzidas as tensões militares entre Norte e Sul e que as famílias separadas pela Guerra da Coreia possam voltar a se reunir.

A Coreia do Norte, por sua parte, já deu sua autorização para que as 30 ativistas possam entrar no país e atravessar depois de volta ao Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.