Seul condena lançamento de primeiro míssil submarino por parte de Pyongyang

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h04

Seul, 11 mai (EFE).- A Coreia do Sul condenou nesta segunda-feira o primeiro lançamento de um míssil balístico a partir de um submarino por parte da Coreia do Norte, e pediu ao regime de Kim Jong-un para se abster de desenvolver este tipo de armamento.

“O teste do míssil norte-coreano, anunciado no sábado e executado a partir de uma localização e em uma data não divulgadas, é um fato muito grave e preocupante”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa de Seul em entrevista coletiva.

O porta-voz assegurou que este tipo de ato põem em risco a segurança na península coreana e a região da Ásia em geral.

Os meios de imprensa estatais de Pyongyang anunciaram no sábado o lançamento “com sucesso” de seu primeiro projétil deste tipo, o que demonstra que o regime norte-coreano desenvolveu a tecnologia necessária para disparar mísseis balísticos a partir de submarinos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, comandou em pessoa o lançamento e expressou sua satisfação quando o míssil “subiu para o céu saindo das profundezas do oceano” completando assim o exercício de forma satisfatória, segundo relatou a agência estatal “KCNA”.

A ação deste fim de semana elevou a tensão na península da Coreia, depois que as Forças Armadas do Sul reforçaram sua preparação para possíveis agressões do Norte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.