Shell comprará gigante do setor energético do Reino Unido por 64 bi de euros

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 06h10

Londres, 8 abr (EFE).- A companhia petrolífera holandesa Royal Dutch Shell chegou a um acordo para adquirir a britânica BG Group por 64,2 bilhões de euros (R$ 217,7 bilhões), informou nesta quarta-feira a Bolsa de Valores de Londres.

Em função do acordo entre as duas empresas, os acionistas da BG Group receberão uma parte do valor em dinheiro e outra em ações da Shell, o equivalente a 19% do grupo formado pelas duas companhias.

A Shell indicou que a aquisição irá ampliar suas reservas de petróleo e gás natural em 25%, aumentando a produção em 20% e acelerando também a estratégia de crescimento da empresa.

Além disso, permitirá que a companhia consiga lidar com novos projetos em gás e petróleo, especialmente na Austrália e no Brasil.

O acordo foi firmado em um momento de queda nos preços do petróleo, mas os analistas consideram que este pode ser um dos principais negócios de 2015.

A BG Group, terceira maior empresa do setor energético do Reino Unido, tem 5.200 colaboradores em 24 países.

A companhia foi fundada em 1997 quando a British Gas foi desmembrada em duas – BG Group e Centrica. A primeira passou a ser responsável pela exploração e produção de energia, enquanto a segunda assumiu o varejo energético no Reino Unido.

A Shell afirmou que a aquisição criará uma companhia mais forte e competitiva para os acionistas de ambas as empresas em um momento de “volatilidade dos preços” do petróleo.

O diretor-executivo da companhia holandesa, Ben van Beurden, disse hoje que a iniciativa é “audaciosa e estratégica”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.