Shell suspende exploração de petróleo e gás no litoral do Alasca
Londres, 28 set (EFE).- A multinacional Shell decidiu suspender a exploração de petróleo e gás no litoral do Alasca após os resultados “decepcionantes” em um grande poço do Mar de Chukchi, informou a empresa nesta segunda-feira.
Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Londres, a Shell informou que, por enquanto, irá parar seus trabalhos na região, já que não encontrou reservas de petróleo e gás suficientes no poço Burger J para garantir uma maior exploração. De acordo com o comunicado, a empresa investiu, aproximadamente, US$ 3 bilhões no litoral do Ártico.
“A Shell continua considerando o potencial de exploração na bacia e é provável que a área seja estrategicamente importante para o Alasca e os Estados Unidos. No entanto, este é um resultado de exploração claramente decepcionante para esta parte da bacia”, declarou o presidente de Shell EUA, Marvin Odum.
A companhia ressaltou que o local no qual trabalhava era do tamanho do Golfo do México e não foi suficientemente explorado. O poço será fechado e as equipes sairão da área, como estabelece a regulação americana, segundo a nota de Shell.
Grupos defensores do meio ambiente tinham expressado preocupação e oposição aos trabalhos que a Shell realizava no Ártico e alertaram que a atividade poderia colocar em risco ursos polares e focas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.