Shimon Peres: “Atualmente, a ciência é mais importante do que a política”

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2015 20h38

Jerusalém, 16 ago (EFE).-“Atualmente, a ciência é mais importante do que a política”, dado que é neutra, não tem fronteiras e faz o ser humano crescer por si mesmo e não pelo acumulo de bens a custa dos demais e gerando conflitos, afirmou neste domingo o ex-presidente israelense Shimon Peres.

Ele participou esta noite da cerimônia de abertura da World Science Conference-Israel 2015 (WSCI), que será realizada até a próxima quinta-feira na Universidade Hebraica de Jerusalém. O evento internacional teve ainda a presença de vários ganhadores do Prêmio Nobel, além de representantes do governo israelense, políticos de vários países, acadêmicos e pesquisadores.

No discurso, Shimon Peres falou sobre o vertiginoso crescimento de Israel com sua aposta pela ciência e sua transformação em país de ponta na área tecnológica, apesar de seu reduzido tamanho e sua localização no deserto.

“A ciência muda nossa vida, a transforma em algo totalmente diferente”, disse o ex-presidente, que pediu aos jovens presentes, vindos de mais de 70 universidades, que sonhassem e lutassem para contribuir no campo da pesquisa e “dotar à vida de mais sentido”.

Ele encorajou o público a olhar para “o futuro, em vez do passado” e falou sobre as novas possibilidades que a ciência oferece, já que ela não distingue as pessoas por tipos e ajuda a democratizar as sociedades.

“É melhor olhar para o futuro, pensar em sonhos e não em lembranças, porque, embora tentemos não repetir os erros do passado, isso não elimina a possibilidade de que se cometam outros novos se mantivermos as posições antigas”, afirmou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.