Shimon Peres vai a velório de Sharon no parlamento israelense
Jerusalém, 12 jan (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, compareceu neste domingo ao velório do ex-primeiro-ministro Ariel Sharon no parlamento, e deixou uma coroa de flores junto ao caixão, que estava fechado e coberto com a bandeira do país.
Peres teve uma estreita amizade com Sharon desde que o conheceu, em 1953, apesar de algumas diferenças políticas. Assim como ele, o presidente do Parlamento, Yuli Edelstein, também depositou flores perto do caixão enquanto dois rabinos do Rabinato Militar israelense recitavam salmos e orações fúnebres.
As medidas de segurança em torno ao Parlamento eram excepcionais e permanecerão até o fim do horário para que os cidadãos possam dar o último adeus ao político e militar israelense.
A polícia do distrito de Jerusalém montou um esquema especial para garantir a segurança na região em torno da Knesset (o parlamento), especialmente entre as 12h e as 18h locais (8h e 14h de Brasília), quando o caixão estará exposto.
Segundo a imprensa local, na segunda-feira, durante o funeral de estado que será realizado na fazenda-rancho de Sharon, no deserto do Neguev, oito generais do exército israelense levarão o caixão a seu último destino.
Sharon será enterrado em uma cerimônia de estado e militar, junto de sua segunda esposa Lili, falecida em 2000.
O ex-primeiro-ministro israelense faleceu no sábado, em Tel Aviv, aos 85 anos, após ficar oito anos em coma devido a um derrame cerebral que o afastou prematuramente da chefia do governo israelense.
Amanhã, horas antes de o corpo ser levado ao local do enterro, várias personalidades políticas e estrangeiras irão no parlamento para uma cerimônia oficial, da qual participarão o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o ex-premiê do Reino Unido Tony Blair e o primeiro-ministro tcheco Jiri Rusnok, entre outras. EFE
db-elb/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.