“Shura” saudita elege pela 1ª vez uma mulher como presidente de comissão

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2015 10h33

Riad, 4 mai (EFE).- O Conselho Consultivo da Arábia Saudita ou “Shura” elegeu nesta segunda-feira Soraya Obaid, que dirigiu uma agência da ONU, presidente de uma de suas comissões, a primeira vez na história deste órgão que uma mulher é designada para dito cargo.

Obaid foi nomeada chefe da Comissão de Direitos Humanos por uma maioria de 93 votos, de um total de 150 cadeiras, em uma sessão ordinária transmitida pela televisão oficial saudita.

Doutora em literatura inglesa, foi a primeira mulher saudita a presidir uma agência dependente da ONU, ao ocupar o posto de diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, em sua sigla em inglês) durante uma década.

A comissão saudita que agora é liderada por Obaid é integrada por seis mulheres e dois homens, e se dedica a estudar assuntos vinculados com as organizações de direitos humanos e seus regulamentos.

Além disso, faz um acompanhamento de seu funcionamento e de seu cumprimento da lei, e analisa os tratados internacionais, bilaterais e regionais relacionados com os direitos humanos.

O Conselho da “Shura” foi aberto a mulheres em 2013, quando Obaid foi designada, e por enquanto as mesmas só representam 20% de seus membros.

Este órgão, cujos membros são designados, desempenha um papel assessor, já que apresenta apenas recomendações ao Conselho de Ministros e não possui prerrogativas verdadeiras.

No ultraconservador reino saudita, rege uma estrita interpretação da “sharia” ou lei islâmica, que impõe a segregação de sexos em espaços públicos.

As mulheres não podem dirigir, nem viajar para fora do país sem um homem da família ou tutor, entre outras restrições.

Dentro de uma série de tímidas reformas, o falecido rei Abdullah bin Abdul Aziz ordenou a permissão para mulheres participarem como candidatas e como eleitoras nas eleições municipais e sua entrada no Conselho Consultivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.