Sindicatos alemães pedem ajuda para diminuir desemprego no sul da Europa

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h58

Berlim, 1 mai (EFE).- Os sindicatos da Alemanha reuniram nesta quinta-feira nas ruas das principais cidades do país milhares de manifestantes sob o lema “Um bom trabalho. Uma Europa social”, em uma jornada na qual pediram o fim das políticas de austeridade e ajuda para combater o desemprego no sul da União Europeia (UE).

A principal manifestação da Federação de Sindicatos Alemães (DGB) ocorreu em Bremen, onde o líder da organização, Michael Sommer, alertou para o impacto das polícias de “cortes” em países como Espanha, Itália e Grécia, e defendeu novamente a aplicação de um “plano Marshall”.

Sommer apoiou “investimentos milionários” em infraestrutura, energia e serviços sociais para criar emprego, e convocou os cidadãos a votarem nas próximas eleições europeia, em 25 de maio, para se obter uma UE mais justa e social.

Os organizadores também fizeram reclamações sobre a política alemã, mas os sindicatos não esconderam sua satisfação diante de dois projetos aprovados nas últimas semanas pelo governo de coalizão formado pelos conservadores de Angela Merkel e os sociais-democratas: a reforma da previdência e a implementação de um salário mínimo interprofissional.

Além das manifestações organizadas pelos principais sindicatos do país, Berlim será cenário nesta tarde por mais um ano da marcha “Revolucionária”, convocada por movimentos de esquerda e anticapitalistas.

As autoridades locais esperam a participação de mais de 10 mil pessoas na manifestação. Em função dos problemas ocorridos em edições anteriores, desta vez foi montada uma grande operação de segurança, com cerca de sete mil agentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.