Sinos muito barulhentos rendem multa à paróquia italiana
Roma, 23 fev (EFE).- A Agência Regional para a Proteção Ambiental do Vêneto, no nordeste da Itália, impôs uma multa de 1.312 euros (cerca de US$ 1,4 mil) à paróquia do município de Pramaggiore porque o toque de seus sinos é “ruidoso demais”.
Monsenhor Giuseppe Gianotto, o representante desta sede paroquial, terá que pagar dita multa e outros 280 euros (US$ 317) em despesas de gestão, informaram a imprensa local.
A multa se deve ao fato das autoridades meio ambientais considerarem que os sinos da igreja fazem barulho barulho e alteram a tranquilidade do município, de apenas 4 mil habitantes.
Segundo Gianotto, a sanção é consequência da denúncia de um morador que alertou sobre o som “ruidoso demais” dos sinos.
Funcionários do organismo meio ambiental mediram desde a casa do vizinho durante alguns dias o toque dos sinos e determinaram que, embora por pouco, superava os limites acústicos permitidos.
O pároco, surpreendido, explicou que “os sinos são os mesmos há muito tempo e que não foram realizadas mudanças recentes no sistema de difusão do som”.
“Provavelmente trata-se de um cidadão recém-chegado à cidade. Para atalhar o problema e não tomarmos outras multas, limitei a duração do toque, ao invés de continuar com a tradição secular de mantê-lo durante minutos”, disse.
Sobre o pagamento da sanção, o sacerdote não se dá por vencido e assegurou que apresentará um recurso.
Para isso contratou um advogado graças às contribuições de alguns moradores, que se solidarizaram com a causa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.