Síria entrega à Rússia plano de segurança para região de Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 09h06

Moscou, 17 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, afirmou nesta sexta-feira que entregou às autoridades russas um “plano de medidas de segurança” para a região de Aleppo, que inclui um cessar-fogo e que poderia ser aplicado em outras zonas do país.

“Hoje entreguei ao ministro Lavrov (Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov) um plano de medidas de segurança para a região de Aleppo”, disse Moualem uma entrevista coletiva conjunta com o chanceler russo.

O ministro sírio acrescentou que pediu a Lavrov que realize “os contatos necessários para garantir o cumprimento do plano e estabelecer a data exata da cessação de todas as ações militares” na região de Aleppo.

Além disso, Moualem afirmou que seu governo “é propício à troca dos detentos que se encontram nas prisões sírias por prisioneiros capturados pela outra parte”.

Para isso, acrescentou, as autoridades sírias estão dispostas a intercambiar listas e elaborar um mecanismo para efetuar a troca.

Moualem reiterou que a Síria participará de Genebra 2, a conferência de paz convocadas para a próxima quarta-feira na cidade suíça de Montreux.

O chanceler acrescentou que as autoridades sírias participação do encontro “apesar das tentativas de alguns Estados de boicotar Genebra 2 e da situação em torno da participação ou não da Coalizão Nacional”, a principal organização opositora síria.

Já o ministro das Relações Exteriores russo denunciou que a demora da Coalizão Nacional em decidir se vai ou não à reunião de Montreux “excede os limites da racionalidade”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.