Sistema Guarapiranga vai atender mais três bairros: Jardins, Itaim e Brooklin

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2014 18h54
BRAGANÇA PAULISTA, SP, 11.03.2014 - ESTIAGEM/SISTEMA CANTAREIRA/SP - Represa do rio Jaguari, em Bragança Paulista nesta terça-feira. Após apresentar uma pequena recuperação durante o final de semana, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira voltou a registrar queda. Nesta terca-feira, o índice que mede o volume de água armazenado nas reservas caiu para 16% da capacidade total ante 16,1% no domingo, segundo dados da Sabesp. (Foto: Paulo Fischer / Brazil Photo Press/Folhapres) Paulo Fischer / Brazil Photo Press/Folhapres Sistema Cantareira quase seco

A partir de abril, os bairros Jardins, Itaim e Brooklin passarão a receber água da represa Guarapiranga. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento dos bairros, se encontra com 15,8% da capacidade total de armazenamento, o mais baixo desde os anos 30.

A manobra no fornecimento é semelhante à adotada desde ontem em áreas da grande São Paulo. No total, 2 milhões de pessoas passaram a receber água da Guarapiranga e também do Alto Tietê. Com a inclusão dos três bairros, o número chegará a 3,5 milhões de moradores. Segundo a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, a seca em São Paulo é localizada no Sistema Cantareira.

“Aqui, na região do Guarapiranga, a região dos Jardins era no passado atendida pelo Guarapiranga. Depois, com a expansão do Cantareira, essa região passou a ser atendida pelo Cantareira. Ela voltará a ser atendida pelo Guarapiranga (…) que está com um bom nível, mais de 70% de volume”, contou a diretora.

Pena afirmou ainda que, com as medidas, por enquanto, é possível afastar a possibilidade de racionamento em São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.