Site descomplica a ciência e explica estudos de forma divertida

  • Por Agencia Brasil
  • 30/01/2014 10h36

Participante da Campus Party conta como criou site de podcasts para explicar as pesquisas científicas (foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC)

As universidades realizam diversas pesquisas que são úteis para a sociedade, e muitas vezes podem ajudar a resolver problemas simples, do cotidiano de cada cidadão. Mas a linguagem utilizada no meio acadêmico às vezes dificulta o acesso a essas informações. Pensando nisso, um grupo de quatro amigos – de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Virgínia (EUA) – se reuniu para fazer o trabalho de “traduzir” esses estudos.

Um dos participantes do site SciCast, Ronaldo Gogoni, está participando da Campus Party como campuseiro e aproveita para divulgar a ideia. No site, lançado em outubro de 2013, todo mundo pode entender a ciência: de testes com animais a superbactérias, e até mesmo a exploração de Marte. Tudo isso em uma conversa descontraída, cheia de humor. 

Leia mais notícias da Campus Party 2014

A ideia dos idealizadores do projeto é fazer a divulgação científica de modo simples e descomplicado. “(Nossa meta é) tirar a linguagem acadêmica que os cientistas costumam utilizar pra que fique mais simples de explicar a ciência e assuntos relacionados de uma forma mais direta”, conta o editor de conteúdo Ronaldo Gogoni.

O site oferece os conteúdos em diversos formatos de áudio, e os bate-papos sempre têm convidados especiais, em geral especialistas nas área para dar suas informações. “O formato é de uma aula mesmo, tanto pra equipe quanto para os nossos ouvintes”, explica Gogoni.

No vídeo abaixo, Ronaldo Gogoni conta como nasceu o SciCast. Assista:
 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.