Site que divulga CPF sem autorização preocupa consumidores; MPF já recebeu 23 denúncias
Site que divulga CPF sem autorização de brasileiros causa preocupação entre consumidores, que podem ter dados utilizados por criminosos. Ao acessar o endereço www.nomesbrasil.com, é possível buscar pelo nome da pessoa o número do documento.
O registro do site não é brasileiro e também há informações sobre como o banco de dados com as informações de milhares de pessoas. O advogado especializado em direito do consumidor, Arthur Rollo, afirmou que o site viola a privacidade dos cidadãos e pode ser retirado do ar.
“O problema é que existe uma circulação indiscriminada de banco de dados. Às vezes você preenche uma ficha em uma loja e esta passa para outra, que passa para outra. Às vezes você faz um cadastro para aprovação de um crédito e esse cadastro é passado entre banco de dados de lojas. Existe uma circularização muito grande e acaba indo parar em mãos de pessoas que acabam divulgando isso de forma clandestina. A gente tem conhecimento que existe a comercialização de banco de dados em DVDs, CDs pelas ruas de São Paulo e isso agora vem acontecendo na internet”, explicou.
Segundo o advogado, ações coletivas podem ser movidas contra o site e denúncias que são feitas ao MPF também ajudam para avançar e fazer com que o site seja retirado do ar, mas “são um processo lento”.
A preocupação daqueles que encontraram o nome entre os disponíveis no site é justificada pela facilidade que os fraudadores encontram para usar os dados.
Falando ao repórter Carlos Aros, o superintendente da Serasa Consumidor, Julio Leandro, afirmou que empresas estão mais atentas a fraudes.
“Na verdade, se você pegar as empresas e todos os credores, todos eles têm vários sistemas antifraude. As empresas se preparam e evitam muito, mas logicamente, os fraudadores estão mais sofisticados, eles têm mais dinheiro, organização, tecnologia. Hoje, com esse mundo virtual, a gente tem também quadrilhas operando no mundo virtual”, alertou.
O número de fraudes envolvendo roubo de identidade superou os 145 mil registros só no mês de fevereiro, de acordo com a Serasa Experian. O Ministério Público Federal já recebeu 23 denúncias contra o site que está divulgando o CPF dos consumidores; três delas no Estado de São Paulo.
O site
Recentemente, o site passou a adotar uma “cota diária de acesso” para cada visitante e que, caso esta seja excedida, “o visitante deverá aguardar um ou mais dias para voltar a acessar o site normalmente”.
Segundo o NomesBrasil.com, o site tem o objetivo de facilitar o acesso às informações e, para isso, disponibiliza uma ferramenta de busca de nomes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.