“Situação no leste será irreparável” se cúpula fracassar, diz líder ucraniano

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 16h08

Minsk, 11 fev (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, advertiu que, se a cúpula desta quarta-feira em Minsk com os líderes de Rússia, Alemanha e França fracassar, a situação no leste de seu país será “praticamente irreparável”.

“O mundo inteiro está esperando: ou a situação entra em uma fase de diminuição da violência, acordo, cessar-fogo, retirada de armamentos e de fim das mortes, ou a situação será praticamente irreparável”, disse Poroshenko em reunião com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, anfitrião da cúpula.

Segundo a agência de notícias bielorrussa “Belta”, Poroshenko afirmou estar “convencido de que existe o risco que a situação fique fora de controle”.

O chefe de Estado ucraniano “cruzou os dedos” para que Minsk “entre para a história da diplomacia mundial pela obtenção de um acordo de paz” sobre o conflito em seu país.

Poroshenko lembrou que no dia 10 de setembro de 2014 a capital bielorrussa foi palco da assinatura do Memorando de Paz, que estabeleceu um cessar-fogo, uma linha de separação de forças e a criação de uma zona desmilitarizada sem armamento pesado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.