Snowden pede que comunidade tecnológica solucione problema de privacidade

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 14h23

Austin (EUA.), 10 mar (EFE).- O ex-analista da Cia Edward Snowden fez nesta segunda-feira uma chamada à comunidade tecnológica para desenvolver ferramentas e padrões que ajudem na proteção contra a espionagem em massa das agências de inteligência.

Snowden discursou hoje ao vivo via teleconferência desde Moscou no mega festival tecnológico, de música e cinema South by Southwest (SXSW) realizado na cidade de Austin (EUA).

“O povo que está em Austin é quem realmente pode ajudar a solucionar isto (a espionagem em massa das agências de inteligência)”, afirmou Snowden, que acrescentou que “é a comunidade de programadores que realmente pode desenvolver as soluções para que tenhamos certeza”.

O ex-analista da CIA, asilado temporariamente em Moscou, após protagonizar uma filtragem em massa de documentos confidenciais da Agência de Segurança Nacional (NSA), lamentou que as agências de inteligência dos EUA se dediquem “a vigiar as comunicações de todo o mundo ao invés das comunicações de suspeitos”.

Snowden afirmou que criptografar as comunicações é uma forma útil que impossibilita a espionagem em massa e força as agências de inteligência a se concentrar no alvo no qual estão interessados.

O ex-analista mencionou, de todos os modos, que a tecnologia atual “não é muito boa” e é necessário desenvolver ferramentas que sejam mais fáceis de usar por todo o mundo.

Snowden discursou perante um auditório repleto, diante milhares de pessoas.

Chris Soghoian, analista da organização American Civil Liberties Union e que participa do diálogo com Snowden afirmou, no meio dos aplausos dos presentes, que a filtragem de Snowden “melhorou a segurança de internet”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.