Sobe para 18 o número de mortos por temporal e inundações no Chile
Santiago do Chile, 30 mar (EFE).- O governo do Chile informou na noite desta segunda-feira que o número de mortos pelas chuvas e inundações que afetaram o norte do país na terça-feira passada aumentou para 18, enquanto outras 49 pessoas seguem desaparecidas.
A informação foi confirmada pelo ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em um novo balanço divulgado na sede do Escritório Nacional de Emergência (Onemi).
No informe desta noite, o ministro Peñailillo indicou ainda que até agora as autoridades contabilizaram 27.413 pessoas afetadas, das quais 3.490 já estão abrigadas.
Por sua parte, a presidente do Chile, Michelle Bachelet disse hoje que serão as forças armadas que se encarregarão de distribuir, a partir de amanhã, a ajuda humanitária que começou a chegar à área afetada.
Nesta linha, Japão, China, México e Bolívia farão chegar nos próximos dias mais ajuda ao Chile para enfrentar os graves efeitos das inundações que varreram tudo o que encontraram em seu caminho.
O chanceler chileno, Heraldo Muñoz, disse hoje que a ajuda desses quatro países se soma à oferecida pela Venezuela e pela Colômbia, que atualmente está sendo “avaliada”, além da transferência de US$ 100 mil feita pelo governo de Estado Unidos através da Fundação Caritas Chile. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.