Sobe para 19 número de mortos em atentado na capital nigeriana

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Abuja, 2 mai (EFE).- O número de mortos no atentado com carro-bomba ocorrido na noite de ontem nos arredores de Abuja, a capital da Nigéria, aumentou para 19, enquanto o número de feridos supera os 60, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA).

A explosão ocorreu ontem por volta das 20h45 locais no subúrbio de Nyanya, onde um carro explodiu a poucos metros da estação de ônibus onde, no último dia 14 de abril, a milícia radical islâmica Boko Haram perpetrou outro ataque similar, no qual 75 morreram e 216 ficaram feridas.

Segundo Idriss Abass, oficial da NEMA, o número de vítimas ainda pode aumentar nas próximas horas, já que, segundo ele, muitos feridos se encontram hospitalizados em estado “crítico”.

Em um primeiro momento, o porta-voz da polícia local, Frank Mba, divulgou um número “provisório” de 12 mortos e 19 feridos no ataque.

O jornal local “The Punch” assegura que, segundo algumas testemunhas, o número de vítimas poderia chegar a 30 pessoas.

Embora o ataque não tenha sido reivindicado por nenhum grupo, as autoridades suspeitam que esta ação tenha participação dos fundamentalistas do Boko Haram, cujo nome significa “educação não islâmica é pecado” no idioma local.

Este mesmo grupo, que assumiu a autoria do atentado na estação de ônibus de Abuja, ainda retém mais de 200 meninas – segundo seus pais -, sequestradas no último passado 14 de abril em uma escola local de ensino médio de Chibok, no noroeste do país.

Desde que a polícia matou em 2009 Mohammed Yousef, ex-líder do Boko Haram, os radicais mantêm uma sangrenta campanha que já causou a morte de mais de 3 mil pessoas.

Com uns 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, enfrenta múltiplas tensões por causa de suas profundas diferenças políticas, socioeconômicas, religiosas e territoriais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.