Sobe para 27 número oficial de mortos em deslizamento nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 18h45

Washington, 1 abr (EFE).- O número oficial de mortos no deslizamento de terra em uma zona rural do estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, subiu para 27 nesta terça-feira, e 19 delas já foram identificadas.

As autoridades de saúde de Snohomish, onde aconteceu a considerada maior catástrofe natural do estado de Washington no último século, informaram que ainda há 22 desaparecidos.

No último dia 22 um deslizamento de terra levou casas e árvores e soterrou a zona rural ao redor de Urso, município de 200 habitantes a 60 quilômetros de Seattle, um dos principais centros urbanos do país.

Desde então, o número de mortos têm subido dia a dia enquanto o de desaparecidos, que chegou a incluir 170 pessoas, diminuiu.

A lama acumulada, que em alguns pontos chega quase aos 23 metros de altura, complica a recuperação dos corpos.

As buscas foram favorecidas desde domingo pela melhora das condições meteorológicas, após dias de chuva que causaram ainda mais deslizamentos e dificultaram os trabalhos.

O governador do estado de Washington, Jay Inslee, enviou ontem uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo mais ajuda federal ao condado de Snohomish.

Inslee também solicitou uma declaração de “grande desastre” para a área, o que permitiria aos moradores e às empresas entrarem em programas de ajudas econômicas federais.

“As palavras não podem descrever a devastação que a comunidade de Urso sofre e o impacto que o deslizamento continua a ter em Darrington, Arlington e outras comunidades vizinhas”, afirmou o governador.

Nos últimos dias foram divulgados na imprensa local documentos, estudos geológicos e comunicações oficiais que mostram que tanto os moradores da região como as autoridades conheciam o risco de um deslizamento de terra. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.