Sobe para 32 o número de mortos em desmoronamento na ilha de Java
Pelo menos 32 corpos foram recuperados entre os escombros e o lodo que ainda cobre parte do território da ilha indonésia de Java que na noite de sexta-feira passada foi surpreendida por um deslizamento de terra, informaram neste domingo fontes oficiais.
As equipes de resgate ainda buscam possíveis sobreviventes entre as 76 pessoas dadas como desaparecidas, enquanto as esperanças de encontrar alguém com vida se desvanecem.
Cerca de duas mil pessoas, entre policiais e voluntários, participam das tarefas de emergência depois que o desastre natural arrasou mais de 100 casas na cidade de Jemblung, na parte central da ilha.
Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas pelo deslizamento, 11 delas em estado grave, enquanto 577 foram evacuadas para acampamentos temporários, segundo a Agência Nacional para Desastres.
“Estamos fazendo o melhor que podemos para buscar e evacuar aqueles que ainda estão soterrados. É um grande desafio porque ainda estamos usando ferramentas manuais e a zona afetada está muito lamacenta”, declarou o porta-voz militar Edi Rahmatullah à emissora “Metro TV”.
A maquinaria pesada requerida para limpar as estradas cobertas pelo lodo chegou na tarde do sábado, mas a agência estatal continua alegando que falta equipamento adequado para a busca de sobreviventes.
A expectativa é que na tarde deste domingo chegue ao local da tragédia o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para acompanhar pessoalmente os trabalhos de resgate.
Segundo indicaram as autoridades locais, o desmoronamento aconteceu devido às fortes precipitações registradas na região durante os últimos dias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.