Sobe para 4 o número de mortos em ataque contra estrangeiros no Mali

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 16h37

Bamaco, 7 ago (EFE).- O número de mortos no ataque perpetrado nesta sexta-feira por supostos jihadistas em Mopti, cidade situada no centro do Mali, subiu para quatro e pelo menos um deles é um “capacete azul” da Missão da ONU no Mali (Minusma).

Fontes de segurança e da Minusma asseguraram à Agência Efe que o ataque foi dirigido contra “vários” cidadãos estrangeiros que estão em um hotel e em albergues próximos, sem que fique claro se o ataque se tratou de uma tentativa de sequestro de ocidentais, como foi ventilado a princípio.

Contatadas pela Efe, fontes médicas do bairro residencial de Sévaré, onde aconteceu o ataque, disseram que pelo menos quatro pessoas morreram, mas ainda é cedo para saber se são efetivamente estrangeiros ou atacantes.

Por outro lado, um responsável da Minusma disse à Agência Efe que um de seus “boinas azuis” morreu e outros dois pilotos da missão da ONU ficaram feridos.

Segundo as primeiras informações, os sequestradores chegaram discretamente durante a noite e atacaram o Hotel Devo, no bairro residencial de Sévaré, no começo da manhã, causando momentos de pânico na população, o que fez com que todos os comércios fechassem suas portas e os moradores se escondessem em suas casas.

Por enquanto, o governo do Mali não ofereceu nenhuma informação oficial e ninguém reivindicou a autoria deste ataque.

As Forças Armadas do Mali (FAMA), que têm um acampamento base em Sévaré, se desdobraram rapidamente na zona do ataque e revistaram depois todas as casas da cidade.

Fontes policiais apontam como possíveis autores os seguidores de Amadou Kouffa, um jihadista local próximo a Andar Dine e Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

Mopti está na região do Mali fronteiriça entre a zona mais fértil do rio Níger e as paisagens desérticas do Sahel, e é conhecida por abrigar vários centros de estudos islâmicos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.