Sobe para 53 o número de mortos em combate nas Filipinas

  • Por Agência Brasil
  • 31/01/2014 09h50

Pelo menos 53 pessoas morreram nos confrontos registrados desde o fim de semana entre o Exército filipino e rebeldes do grupo Combatentes Islâmicos de Bangsamoro no Sul das Filipinas, informaram hoje (31) as autoridades locais.

 

Os militares encontraram os corpos de 12 rebeldes, que se somam aos 41 mortos do último balanço oficial, na região de Mindanao, declarou o porta-voz do Exército, Dickson Hermoso. Entre os mortos estavam 13 menores, disse o militar. “Eram crianças-soldados porque vestiam uniformes dos Combatentes Islâmicos de Bangsamoro e carregavam armas”, explicou Hermoso.

O grupo Combatentes Islâmicos de Bangsamoro surgiu em 2010 de uma cisão da Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), principal organização muçulmana armada das Filipinas. O grupo rebelde se opõe às negociações de paz com o governo.

Na Malásia, o FMLI e o governo filipino chegaram a um acordo, no sábado (25), sobre a última parte das negociações de paz, que pode pôr fim a um conflito armado de quatro décadas e que causou milhares de mortes. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.