Sobe para 58 o número de mortos em atentado no nordeste da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 13h10

Maiduguri (Nigéria), 7 mar (EFE).- Pelo menos 58 pessoas morreram neste sábado em um atentado terrorista em um movimentado mercado de Maiduguri, capital do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, informaram a Efe fontes dos serviços de emergência locais.

O total de mortos pode aumentar, já que o hospital geral de Maiduguri está lotado e ainda não fez uma apuração aprofundada do número de vítimas, segundo as mesmas fontes.

Uma primeira bomba foi detonada perto da entrada do mercado, criando grande tumulto entre vendedores e clientes. Em seguida, pelo menos outros quatro artefatos explosivos explodiram em vários pontos do estabelecimento, de acordo com várias testemunhas.

Em entrevista à imprensa local, um funcionário do governo local descreveu o ataque como “desumano, bárbaro” e fruto do desespero da milícia radical islâmica Boko Haram, que buscam alvos fáceis para compensar a recente perda de várias cidades do nordeste da Nigéria que estavam sob seu controle.

O atentado ocorreu apenas dois dias depois de o Boko Haram matar cerca de 70 pessoas, em sua maioria homens e meninos, na cidade de Njaba, também em Borno.

Desde meados de janeiro, uma força multinacional liderada por Chade e Camarões realiza uma campanha militar para reconquistar o território controlado pelo Boko Haram e garantir a segurança da população durante as eleições presidenciais que serão realizadas na Nigéria no próximo dia 28. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.