Sobe para 69 o número de mortos pelas inundações em Mianmar

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 01h37

Bangcoc, 6 ago (EFE).- As autoridades de Mianmar elevaram para 69 o número de mortos por causa das inundações que afetam grande parte do país, onde pelo menos 270.000 pessoas se viram afetadas, informou nesta quinta-feira a imprensa estatal.

A área mais afetada, com 41 mortos, é o estado de Rakhine, no oeste, uma das quatro zonas declaradas na semana passada como “região de desastre” pelo governo birmanês, segundo o jornal “Global New Light of Mianmar”.

Desde a onda de violência sectária de 2012, cerca de 100.000 membros da perseguida minoria muçulmana rohinyá vivem em Rakine, em campos de refugiados que teriam sofrido “danos extensos”, segundo agências humanitárias.

Várias semanas de intensas chuvas de monção, agravadas no oeste pela passagem há uma semana do ciclone “Komen”, provocaram o transbordamento de rios e alagaram amplas áreas do país, deslocando milhares de pessoas que buscaram refúgio em escolas e templos.

O Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) indicou em seu último relatório que 4.050 quilômetros quadrados de terras de cultivo sofreram danos, o que poderia afetar à próxima colheita de arroz.

A agência da ONU advertiu que as chuvas que seguem caindo “põem zonas adicionais em risco de inundação”.

O governo birmanês solicitou esta semana ajuda internacional para assistir aos afetados e admitiu sua “frágil” resposta perante o desastre natural. EFE

jcp/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.