Sobe para 769 o número de peregrinos mortos em Meca durante peregrinação

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 14h41

Riad, 26 set (EFE).- Pelo menos 769 pessoas morreram e 934 ficaram feridas na quinta-feira após a correria produzida nos arredores da cidade saudita de Meca, provocada pela aglomeração de fiéis que participavam do rito muçulmano da peregrinação, informou neste sábado o ministro saudita de Saúde, Khaled Al Falah.

Em entrevista coletiva realizada em Riad, o ministro acrescentou que 704 camas e 150 ambulâncias estiveram à serviço dos peregrinos na cidade de Meca durante a temporada da peregrinação deste ano, que encerra sua edição nas próximas horas.

Além disso, acrescentou que 25 mil empregados da área de saúde trabalharam para atender os peregrinos.

Dois dias depois do incidente, segue subindo o número de mortos e feridos, muitas deles estrangeiros.

Além disso, continuam as investigações para esclarecer as causas da pior catástrofe na peregrinação rumo à cidade santa do islã ou “hajj” desde 1990, quando morreram 1.426 pessoas.

Enquanto isso, há diversas trocas de acusações sobre os responsáveis da tragédia, sobretudo entre sunitas, confissão majoritária na Arábia Saudita, e xiitas, de maior presença no Irã.

A temporada da peregrinação deste ano esteve marcada também pela queda de um guindaste no último dia 11 na Grande Mesquita de Meca, o que deixou 107 mortos e 238 feridos.

A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do islã, junto com a “shahada” (profissão de fé), a esmola, a oração e o jejum no mês do Ramadã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.