Sobe para 92 número de mortos em naufrágio de navio sul-coreano
Seul, 22 abr (EFE).- O número de mortos no naufrágio da embarcação sul-coreana Sewol ssubiu nesta terça-feira (data local) para 92 após a recuperação de várias dezenas de corpos durante as operações de busca das últimas horas, mas outras 210 pessoas continuam desaparecidas.
O balanço de mortos aumentou de forma considerável neste sétimo dia do acidente, já que que a melhora das condições meteorológicas permitiu aos mergulhadores acessar mais áreas do navio, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.
A maioria dos corpos foram encontrados no terceiro e no quarto pavimento da embarcação e na cobertura, onde acredita-se que a maioria dos 325 estudantes de bacharelado embarcados ficou presa, assinalou a televisão “Arirang”.
Os serviços de resgate continuam trabalhando na busca dos 210 desaparecidos, embora as tarefas estejam centradas na recuperação e na identificação dos corpos pois já não há praticamente esperança de se encontrar sobreviventes.
As fortes correntes marinhas e a pouca visibilidade sob a água atrapalharam as buscas, condições que melhoraram hoje e devem continuar boas durante esta semana, segundo as previsões meteorológicas.
O dispositivo de resgate enviado à região pelo governo sul-coreano inclui 212 embarcações, 34 aviões e 550 pessoas.
Do total de 476 passageiros que viajavam no navio, só 174 foram resgatados, incluindo o capitão e a maior parte da tripulação.
O capitão e outros dois membros da tripulação permanecem detidos, acusados de abandonar a embarcação sem zelar pela segurança dos passageiros, e a conduta foi qualificada ontem como “uma espécie de ato de assassinato que não pode nem deve ser tolerado” pela presidente sul-coreana, Park Geun-hye. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.