Sobreviventes de naufrágio no litoral da Líbia chegam à Itália

  • Por Agencia EFE
  • 20/04/2015 19h33

Roma, 20 abr (EFE).- Os imigrantes que sobreviveram ao naufrágio de domingo no litoral da Líbia chegaram na noite desta segunda-feira ao porto de Catânia, no sul da Itália, em um navio da guarda costeira do país europeu.

No total, o número de sobreviventes é de 28 pessoas, apesar de no porto siciliano terem chegado 27, já que um foi previamente transportado em um helicóptero a um hospital da Sicília porque apresentava uma série de complicações clínicas.

O ministro de Infraestruturas da Itália, Graziano Delrio, foi ao porto siciliano para receber aos imigrantes em nome do governo do país.

No porto também esperavam os serviços de assistência preparados pelas autoridades italianas para atender aos sobreviventes do naufrágio.

Agora começará o processo para determinar a identidade dos sobreviventes, todos homens e entre os quais poderia estar um dos traficantes de pessoas que estava no comando do navio, segundo a imprensa italiana.

Seu testemunho será essencial para esclarecer o número de pessoas que viajavam a bordo no momento do naufrágio e, a partir daí, o número de mortos na tragédia.

De acordo com as declarações dos sobreviventes, na embarcação viajavam entre 700 e 950 pessoas, e o sobrevivente internado no hospital siciliano, um bengalês de 33 anos, assegurou perante os magistrados italianos que havia em torno de 50 menores e 200 mulheres.

A procuradoria de Catânia pediu que estes números sejam encarados “com cautela” mas, se forem confirmados, se trataria da maior catástrofe ocorrida em águas do Mediterrâneo.

Por enquanto, a guarda costeira italiana mantém o balanço invariável de 28 sobreviventes e 24 mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.