Socialista Fernando Medina toma posse como novo prefeito de Lisboa
Lisboa, 6 abr (EFE).- O até agora vice-prefeito de Lisboa, o socialista Fernando Medina, tomou posse como prefeito nesta segunda-feira para substituir António Costa, que renunciou para ser o candidato dos socialistas nas eleições legislativas deste ano.
No ato realizado na prefeitura, Medina assegurou que assume o cargo com “energia, vontade e determinação” e prometeu continuar com o processo iniciado por Costa para conseguir uma Lisboa melhor.
O novo prefeito agradeceu o trabalho de seu antecessor nos oito anos em que esteve no comando da prefeitura de Lisboa, nos quais conseguiu superar “uma profunda crise institucional e financeira” e “devolver a autoestima e a confiança no futuro”.
Nos dois anos e meio que restam até as próximas eleições municipais, Medina prometeu seguir aplicando os princípios de boa gestão para “manter as contas em ordem e pagar os credores em breve”.
Também se comprometeu a “construir uma melhor cidade, reabilitada e com mais praças e parques”, a melhorar os serviços públicos e a ampliar a oferta cultural, esportiva e de lazer de Lisboa, a cidade mais povoada de Portugal.
O novo prefeito disse ainda que investirá em melhorar o sistema de drenagem da cidade para prevenir as inundações que acontecem toda vez que chove de forma copiosa.
Medina, de 42 anos, desempenhava desde 2013 o cargo de vice-prefeito e era responsável ainda por cuidar das áreas de Finanças, Recursos Humanos e Turismo.
Economista de profissão, foi assessor do ex-primeiro-ministro socialista António Guterres nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia entre 2000 e 2002.
Durante o primeiro mandato de José Sócrates à frente do governo (2005-2009) desempenhou o cargo de secretário de Estado de Emprego e Formação Profissional, e em seu segundo mandato (2009-2011) foi secretário de Estado adjunto de Indústria e Desenvolvimento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.