Socorro às distribuidoras de energia não esconde vulnerabilidade do setor elétrico

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2014 08h43

O pacote federal de socorro às distribuidoras de energia não esconde a vulnerabilidade do setor elétrico brasileiro, apontam especialistas. O governo tenta articular com os bancos um empréstimo de R$ 6,5 bilhões para as empresas.

Elas têm até sexta-feira para pagar os R$ 327 milhões gastos no uso das usinas térmicas e na compra de energia no mercado à vista. O presidente do Instituto “Acende Brasil”, Claudio Sales, explicou a Victor La Regina que o sistema energético inteiro apresenta problemas econômicos.

*Ouça os detalhes no áudio

A crise no setor foi deflagrada pela falta de chuvas em diversas regiões do país durante o verão. Mas de acordo com Luiz Augusto Barroso, diretor da PSR Consultoria, a estiagem não explica sozinha o aperto nas contas.

Nesta terça-feira, a Aneel aprovou reajustes de mais de 20% nas tarifas de energia elétrica de 3 estados: Espírito Santo, Santa Catarina e Pará. Um documento da agência obtido pelo jornal Folha de São Paulo mostra que o impacto dos empréstimos nas contas de luz pode chegar a 14%.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.