Soldado da Otan morre em ataque perto de base dos EUA no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 23/09/2015 11h41

Cabul, 23 set (EFE).- Um soldado da Otan morreu em um ataque insurgente nas imediações do Aeroporto de Bagram, a principal base militar dos Estados Unidos no Afeganistão, informou nesta quarta-feira a missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte no país asiático “Apoio Decidido”.

O ataque aconteceu ontem perto desta base, situada na província de Parwan, no nordeste do país, detalhou a missão em comunicado, sem precisar a nacionalidade do falecido em linha com sua política habitual de que a identificação de vítimas corresponde a cada país membro.

Os talibãs reivindicaram a autoria da ação e asseguraram que esteve dirigida diretamente ao Aeroporto de Bagram, atacado com morteiros por vários de seus homens por volta das 19h30 local (12h, em Brasília) de ontem.

“O míssil aterrissou no interior da base e ainda não temos informação exata sobre o número de vítimas”, indicou o porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid, em mensagem enviada à Agência Efe.

Nos últimos meses, o centro militar de Bagram foi alvo de constantes ataques com morteiros reivindicados pelos talibãs, que asseguram ter deixado um grande número de baixas entre as tropas internacionais, um extremo não confirmado pelas autoridades.

A formação insurgente tende a oferecer informação dilatada sobre o alcance de suas ações.

A Otan pôs ponto final em 2014 a sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro pela operação “Apoio Decidido” com cerca de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação.

Os Estados Unidos mantêm desdobrados 9.800 militares até final de ano como parte de sua missão “antiterrorista” no Afeganistão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.