Soldado de missão da ONU morre e quatro ficam feridos em emboscada em Darfur
Cartum, 28 set (EFE).- Um capacete azul morreu e outros quatro ficaram feridos em uma emboscada de um grupo armado ao comboio no estado de Darfur do Norte, no Sudão, informou nesta segunda-feira a missão pacificadora da União Africana e da ONU na região, Unamid.
Os soldados, todos sulafricanos, acompanhavam caminhões-pipa carregados com combustível quando começou um tiroteio com homens armados.
O incidente aconteceu ontem na estrada que liga as cidades de Malit e de al Maleha, 55 quilômetros ao norte de Al-Fasher, capital do estado, segundo a nota.
Fontes da União Africana explicaram à Agência Efe que os agressores saquearam dois caminhões que se dirigiam à sede da Unamid depois da troca de tiros com os boinas azuis.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque e pediu as autoridades sudanesas que investiguem o fato e levem os responsáveis à justiça com a maior rapidez possível.
Ele também convidou as partes em conflito em Darfur a respeitarem a integridade da força pacificadora.
A missão da Unamid, lançada no começo de 2008, que conta com 20 mil soldados, policiais e funcionários de distintas nacionalidades, sofreu vários ataques e sequestros.
Darfur sofre desde 2003 com um conflito entre movimentos rebeldes e o exército sudanês que já deixou mais de 300 mil mortos e obrigou a 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades de origem, segundo dados da ONU. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.