Soldado turco é ferido em tiroteio com juventude da guerrilha curda

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2014 09h38

Ancara, 5 jun (EFE).- Um soldado turco foi ferido em um tiroteio durante uma operação militar que começou nesta quinta-feira na província de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, para dar fim aos bloqueios de estrada feitos por grupos de jovens próximos à guerrilha curda PKK.

No começo da manhã, várias equipes militares foram transferidas à região de Lice para liberar a via entre Diyarbakir e Bingöl, onde grupos de jovens há dez dias realizam blitze, informa a emissora “NTV”.

Os membros do Movimento Patriótico Revolucionário Juvenil (YDG-H), a “ala juvenil” do Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), protestam contra a construção de um quartel da gendarmaria na zona.

Durante os bloqueios de estrada, o YDG-H controla a identidade dos passageiros de ônibus e sequestra militares e funcionários de obras públicas, além de enfrentar equipes da gendarmaria e queimar blindados policiais.

Na operação de hoje, as forças da ordem usaram gás lacrimogêneo contra os grupos rebeldes, que lançaram rojões e explosivos caseiros contra os agentes.

A tensão se multiplicou quando um dos soldados foi ferido em uma perna por um disparo e levado ao hospital.

A gendarmaria exigiu que os manifestantes abandonassem o local porque estariam sendo “usados como escudos humanos por terroristas”.

Nos últimos três dias, oito soldados sofreram ferimentos – em alguns casos, graves.

Os confrontos com os membros de YDG-H elevaram a tensão nas regiões curdas, um ano depois que o PKK começou a retirar seus guerrilheiros da Turquia, como parte de um processo de paz estipulado com o governo, mas estagnado desde meados do ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.