Soldado ucraniano morre em ataque a posto na fronteira com a Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2014 07h55

Kiev, 2 jul (EFE).- Pelo menos um soldado do Exército da Ucrânia morreu nesta quarta-feira e outros oito ficaram feridos em um ataque das milícias pró-russas contra um posto ucraniano na fronteira com a Rússia, informou a Guarda Fronteiriça da Ucrânia (GFU).

De acordo com o boletim da GFU, cerca de 20 morteiros foram detonados nesta madrugada sobre o posto ucraniano de Novoazovsk, situado junto à fronteira com a região russa de Rostov.

“Como resultado do bombardeio morreu um militar e outros quatro ficaram feridos”, assinala a nota do GFP. Além disso, no mesmo ataque, quatro guardas fronteiriços ficaram feridos ao se aproximar do posto mencionado.

Ontem, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, deu por terminado o cessar-fogo que regia desde no último dia 20 e retomou a ofensiva militar contra vários enclaves controlados pelos separatistas pró-russos no leste do país.

“Uma extraordinária oportunidade para dar vida ao plano de paz foi desperdiçada”, disse o líder ucraniano em mensagem à nação.

Poroshenko justificou sua decisão com base nas “ações criminosas” dos separatistas, que, segundo ele, “declararam publicamente sua vontade de não cumprir o plano de paz em geral e, em particular, o cessar-fogo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.