Soltos três adolescentes britânicos detidos quando tentavam ir para Síria
Londres, 16 mar (EFE).- Os três adolescentes britânicos levados para o Reino Unido no sábado após serem detidos na Turquia quando tentavam atravessar a fronteira para a Síria foram postos em liberdade mediante fiança, informou a Scotland Yard nesta segunda-feira.
Duas meninos de 17 anos e outro de 19, cujas identidades não foram reveladas, foram retidos assim que chegaram ao território britânico sob a suspeita de prepararem atos terroristas, acrescentou a fonte.
Os três, no entanto, foram postos em liberdade pagando uma fiança enquanto a investigação continua, explicou a polícia, que não detalhou se os jovens tinham intenção de se unir à luta dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) .
As forças da ordem do Reino Unido tinham alertado as autoridades turcas sobre a presença dos três adolescentes na Turquia depois que os pais dos dois meninos mais jovens entrassem em contato com a Scotland Yard.
Os pais decidiram alertar a polícia depois de seus filhos não voltarem para casa ao término das rezas muçulmanos de sexta-feira.
“Os agentes alertaram as autoridades turcas que conseguiram interceptar os três, impedindo-os de viajar à Síria”, assinalou um porta-voz da polícia britânica.
Os adolescentes chegaram ao Reino Unido por volta das 20h de sábado e foram imediatamente retidos, indicou Scotland Yard.
Segundo a imprensa britânica, os adolescentes, do noroeste de Londres, tinham viajado à Turquia desde Barcelona, mas foram detidos no aeroporto de Istambul.
A detenção dos meninos aconteceu poucas semanas depois de três adolescentes londrinos com entre 15 e 16 anos viajarem para a Turquia para atravessar a partir dali a fronteira síria e se somarem os jihadistas, um caso que provocou trocas de críticas entre as forças de segurança turcas e britânicas por falta de coordenação.
O governo turco lamentou então que as autoridades em Istambul não tenham recebido com antecedência suficiente o aviso sobre o desaparecimento das adolescentes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.