Somália captura chefe de inteligência do grupo terrorista Al Shabab

  • Por Agencia EFE
  • 27/12/2014 13h08
  • BlueSky

Mogadíscio, 27 dez (EFE).- O exército da Somália capturou o chefe de inteligência do grupo jihadista Al Shabab, Zakariye Ismail Hirsi, perto da fronteira com o Quênia, confirmaram a Efe fontes de segurança.

Hirsi, que está na lista dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, teria entregado voluntariamente às forças somalis. Agora o terrorista está em mãos do governo, informou à Agência Efe Ibrahim Guled Adan, delegado de Waq, cidade na fronteira da região de Gedo, onde o terrorista foi preso.

Adan acrescentou que ainda está sendo investigado se o jihadista se entregou às autoridades de forma voluntária.

Em junho de 2012, o Departamento de Estado americano ofereceu US$ 3 milhões por qualquer informação que conduzisse a sua captura.

Hersi, o segundo dirigente da Al Shabab, somente atrás do atual líder, Ahmed Omar, caiou nas mãos do exército somali três meses depois de o anterior chefe da milícia radial islâmica, Ahmed Abdi Godane, morrer em um ataque aéreo americano.

O terrorista será levado para Mogadíscio para ser entregue à agência de inteligência somali, informaram fontes governamentais ao portal de notícias “Shabelle”.

A Al Shabab, anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália. O grupo foi incluído em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.