Sonda europeia Philae envia sinais após sete meses inativa em cometa

  • Por Reuters
  • 14/06/2015 15h19

Imagens tirada momentos antes do pouso do robô liberado pela sonda Rosetta

Divulgação/ Agência Espacial Europeia Cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko

A sonda Philae, que cientistas acreditavam que estaria perdida, despertou nesta semana depois de ficar sete meses inativa sobre um cometa, disse neste domingo a Agência Espacial Europeia.

A agência recebeu sinais da sonda na noite de quinta-feira, quando começou a “se comunicar” com a equipe na Terra pela primeira vez desde que se viu forçada a hibernar após um pouso complicado no cometa em novembro.

Cientistas acreditam que a sonda está recebendo grandes quantidades de luz solar à medida que o cometa se aproxima do sol, o que permitiu recarregar seus painéis e produzir a energia necessária para enviar dados.

Previamente, ao estar nas sombras, os painéis solares da Philae, desenhados para fornecer energia após o esgotamento das baterias dias depois do pouso, recebiam uma quantidade muito menor do que as seis a sete horas diárias de luz solar que precisavam.

Depois de acordar, a Philae “falou” por 85 segundos com a equipe na Terra por meio de sua nave matriz Rosetta, que orbita o cometa a uma distância de 6,5 quilômetros. Uma análise detalhada dos dados sugerem que a sonda voltou a operar antes de quinta-feira, mas não podia fazer contato, disse a agência.

A sonda Rosetta, europeia, se aproxima do cometa 67/P, em ilustração

“E fascinante e estamos todos muito contentes de ter recebido este sinal. A sonda prece estar perfeitamente saudável”, disse o diretor do projeto, Stephan Ulamec, à Reuters por telefone.

A conta oficial da sonda Philae no Twitter também despertou neste domingo com a mensagem: “Oi, Terra! Vocês podem me escutar?”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.