“Sorte muito grande”, diz brasileiro que passou por metrô antes de atentado

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2016 16h13
EFE Aeroporto

Em entrevista à Jovem Pan o brasileiro residente em Bruxelas, Noam Pondé, disse ter tido sorte nesta terça-feira (22). “Dez ou quinze minutos depois que passei por ali [estação de Maalbeek do metrô] que vi nos jornais daqui que tinha explodido as bombas. Foi uma sorte muito grande minha”, disse Pondé, que é médico na capital belga.

“Nesse horário do ataque e ainda mais cedo tem mais criança, que é quando vão para a escola. É uma hora muito cruel para atacar”, disse Pondé aliviado ao lembrar que às terças-feiras não leva sua filha de oito meses para a creche. “Todos os dias levo a minha filha de oito meses de mtrô para a creche”, completou.

Ao menos 34 pessoas morreram e outras 170 ficaram feridas após explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metrô de Maalbeek, em Bruxelas. Os atentados foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

A orientação do governo é de as pessoas permanecessem no local onde estavam. “No meu setor não dava para trabalhar, o clima estava péssimo, muitos estavam em pânico. Especialmente no começo da manhã quando não tínhamos noção do que realmente tinha acontecido”, contou.

A prisão de Salah Abdeslam na última sexta-feira (18) chegou a reforçar a segurança do país, mas segundo o brasileiro foi “claramente ineficaz”. “Obviamente depois do que aconteceu a gente viu que não [que a segurança não estava tão reforçada]. Mas era perceptível nas ruas e nos prédios públicos e estações de metrô que tinha uma presença mais ostensiva do Exército”, disse.

Ordem de busca contra suposto autor de ataques

A polícia federal belga emitiu uma ordem de busca e captura contra um dos supostos terroristas do aeroporto de Zaventem. O homem, vestido com uma jaqueta branca e chapéu negro, está em uma das imagens gravadas pelas câmeras de segurança do aeroporto, acompanhado de outras duas pessoas, instantes antes dos ataques.

Uma foto do trio foi divulgada pela imprensa belga, e a polícia tenta identificar o suspeito pelas redes sociais. “A polícia procura identificar essa pessoa. É suspeito de estar envolvido nos atentados cometidos no aeroporto de Zaventem”, disse o anúncio das autoridades belgas.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.