SP, RJ e MG fecham acordo para levar água do Paraíba do Sul ao Cantareira
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais fecharam acordo para levar água do Paraíba do Sul ao Cantareira e amenizar a crise hídrica. O acerto foi mediado pelo Supremo Tribunal Federal e prevê que os três estados apresentem as propostas até 28 de fevereiro.
As medidas, no entanto, são de médio prazo e devem demorar mais de um ano para sair do papel. Em visita à Brasília, o governador Geraldo Alckmin afirmou que a transposição do Paraíba do Sul vai favorecer o sudeste.
*Ouça os detalhes no áudio
A maior parte do Paraíba do Sul está no Rio de Janeiro e o objetivo é fazer a transposição com o Jaguari, em São Paulo, que está interligado ao Cantareira.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que mediou o conflito entre os três estados, considera o acordo um avanço. Fux destacou que os estados farão obras separadas e em conjunto para evitar conflitos que provoquem questões federativas.
A obra poderá ajudar São Paulo e Rio de Janeiro já que a interligação das bacias beneficia o fornecimento de água por todo o sudeste.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.