Sri Lanka impõe toque de recolher após confrontos entre muçulmanos e budistas

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2014 09h52

Nova Délhi, 16 jun (EFE).- O governo do Sri Lanka impôs toque de recolher em duas cidades do sul da ilha após o registro de confrontos entre budistas e muçulmanos, nos quais duas pessoas morreram, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

“Grupos de budistas e muçulmanos se enfrentaram na tarde de ontem (domingo) nas cidades de Aluthgama e Beruwala”, afirmou o porta-voz da polícia, Ajith Rohana, que acrescentou que os budistas queimaram várias lojas que pertenciam aos seguidores do islã.

A fonte indicou que dois muçulmanos morreram e outras 40 pessoas ficaram feridas nos confrontos.

Rohana afirmou que a causa da violência se remete a um recente episódio, no qual quatro muçulmanos teriam dado uma surra em um monge budista. De acordo com sua versão, os episódios de violência teriam começado após uma campanha da organização nacionalista budista Bodu Bala Sena, na qual seus membros se dirigiam a zonas muçulmanas com discursos anti-Islã.

No Twitter, o presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, afirmou que o governo averiguará os fatos em Aluthgama.

Nos últimos anos, radicais budistas lançaram campanhas contra a minoria muçulmana, que representa cerca de 10% dos 20 milhões de habitantes do Sri Lanka, 74% deles budistas.

Em meados de ano passado, um ataque budista contra uma mesquita em Colombo, a principal urbe da ilha do Índico, deixou vários feridos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.