Steinmeier advoga perante Lavrov por diálogo internacional sobre crise síria

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 18h19

Berlim, 12 set (EFE).- O ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, advogou neste sábado perante seu colega russo, Sergei Lavrov, por iniciar um novo diálogo internacional para buscar uma solução política ao conflito na Síria.

Steinmeier manteve um encontro com Lavrov antes de começar em Berlim uma reunião também com os titulares das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, e da Ucrânia, Pavlo Klimkin, centrada na crise deste país.

Segundo fontes de seu departamento, o chefe da diplomacia alemã pediu a Lavrov um novo impulso para enfrentar a guerra na Síria e ambos estiveram de acordo na necessidade de constituir para isso um novo grupo de contato.

Em artigo assinado no jornal “Tagesspiegel”, Steinmeier reconhece que todos os passos dados pela comunidade até o momento fracassaram.

O ministro lembra assim o bloqueio da Rússia a qualquer decisão do Conselho de Segurança da ONU e a “profunda desconfiança e lutas de poder regionais” que fizeram impossível um acordo, ao mesmo tempo que mostrou sua preocupação pelo respaldo de Moscou ao Exército sírio.

Embora o Irã continue sendo para alguns países da região um “pária”, acrescenta, o recente acordo nuclear abriu novos canais de diálogo” e, apesar das dificuldades, pediu para não deixar passar esta oportunidade de negociar sobre a Síria.

Nessas conversas deverão ter um papel importante países como a Arábia Saudita, Turquia e o Irã.

A chanceler alemã, Angela Merkel, deixou hoje clara também a aposta de Berlim pelo diálogo internacional, ao ressaltar em um ato de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), que “não haverá nenhuma solução ao conflito” sírio sem os Estados Unidos, mas também não sem a Rússia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.